sábado, 18 de outubro de 2014

Android 5.0 (Lollipop)

Android Lolipop

     
      Nessa quarta-feira dia 15, a Google anunciou seu novo sistema mobile que estará disponível em todos os tops de linha e em outros telefones a partir do próximo ano, junto com o novo smartphone Motorolla Nexus 6 e Tablet nexus 9. O Android 5.0 que ganhou o nome de Lollipop (pirulito) é a versão mais alterada entre todas as versões já lançadas pela gigante de buscas. As principais alterações foram: uma economia de bateria que aumenta a autonomia em 90 minutos, o uso de contas múltiplas e do modo convidado, protegendo as contas, arquivos e tudo mais que o usuário principal não queira liberar aos seus visitantes. Esse novo sistema também terá um maior número de funcionalidades nativas, ou seja, trará direto de fábrica, algumas coisas que precisavam de aplicativos para serem realizadas. De modo mais explicado, as principais alterações foram:

Visuais:



      O novo design do Lollipop vai muito além de alterações nos ícones e na paleta de cores. As animações estão melhores, mais bem elaboradas, mostrando elementos que se adaptam à tela ao exibirem novos conteúdos. O foco aqui foi tornar tudo mais belo e em uma conversa com os desenvolvedores, há também a tentativa de tornar tudo dentro do padrão visual do sistema. A mudança também ocorreu com a barra de status. Agora além dos atalhos tradicionais (brilho, wifi, rotação de tela, bluetooth e som), foram incluídos outros atalhos: lanterna, hotspot e espelhamento de tela. Além disso, os ícones de wifi e bluetooth também sofreram alterações.  

     Consumo de bateria:

      Como dito mais acima, a bateria ganhou autonomia para mais 90 minutos com o modo Battery Saver. Além disso, agora o android mostrará quanto tempo falta para sua bateria estar carregada e quanto tempo de autonomia ela terá se o dispositivo for tirado do carregador naquele momento. Essa função até já tinha sido implementada por alguns fabricantes, agora é padrão do android.

Segurança:

     

      Essa nova versão já vem com criptografia para assegurar melhor os dados do usuário. Há também as mudanças nas politicas de segurança que traz maior proteção contra vulnerabilidades e ataques de malwares. Existem também aplicativos nativos como o Android Smart Lock e o Adroid Auto, que podem desabilitar a tela de bloqueio sempre que o telefone estiver pareado com um smartwatch ou com um carro. Outra das facilidades do Lollipop em questão de segurança é a criação de múltiplos perfis. Assim  o usuário padrão pode limitar o acesso dos outros usuários a apenas algumas funções pre-definidas. Pode também compartilhar o dispositivo com outras pessoas, emprestá-lo com o modo convidado (a pessoa terá acesso apenas ao básico).

Desempenho, Modos de execução e Conectividade:

     

       Melhorias foram feitas em todas as conexões: no wifi por exemplo, foi feita uma melhora na busca por redes e na troca de uma rede por outra. A troca será feita sem ocorrer falhas na transmissão de dados.
       O Android 5.0 veio com o modo de execução ART que garante um aumento de  4x no desempenho, interface mais fluida e economia de bateria. Ele também vem com suporte a arquitetura de 64 bits. é compatível com hardware ARM, x86 e MIPS. 
   

                                         Multimídia:

       A nova versão veio com suporte para áudio do tipo 5.1 e 7.1 canais. há também o suporte de áudio via USB. Conta também com um maior processamento gráfico principalmente para jogos, graças ao OpenGL 3.1. Para fotos, veio suporte ao formato RAW, que traz melhor qualidade de imagem pela menor taxa de compressão que o já conhecido JPEG. para vídeos há o codec HEVC que permite vídeos em 4K com maior qualidade e fluidez.
      Enfim, como já foi dito o novo android, traz alterações em quase tudo, inclusive no famoso "Ok Google", interações com a androidTV e suporte a 68 idiomas. Segue abaixo o comercial americano do sistema que co essas melhorias, deve continuar dominando o mercado mobile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário